A vida do escritor austríaco Leopold von Sacher-Masoch (1836-1895), cuja obra originou o termo masoquista, será levada ao cinema com o ator John Malkovich como protagonista e pelas mãos do diretor chileno Raúl Ruiz.

 

John Malkovich

 A obra promete sexo, mas "contado com um cenário psicológico", disse o produtor do filme, Dieter Pochlatko.

O longa, intitulado "Phantom der Lust", está previsto para estrear no Natal de 2009, depois que terminar suas filmagens nas cidades austríacas de Graz e Viena, em Paris e em Colônia (Alemanha).

A atriz alemã Veronica Ferres interpretará a irmã do rei Luís II da Baviera.

A idéia de fazer o filme nasceu em 2003 em Graz, então capital cultural européia, que dedicou uma exposição ao autor do romance erótica "A Vênus das Peles", publicado em 1869.

O produtor disse à agência "APA" que Raúl Ruiz, ao ver a exposição, chamada "Phantom der Lust", afirmou que era um tema muito interessante para virar filme.

O roteiro foi escrito pelo produtor e pelo diretor, que já têm experiência em trabalhar juntos na co-produção européia "Klimt", baseado na vida do pintor austríaco.

O aspecto artístico do filme está concluído, mas ainda restam problemas no lado financeiro, já que a empresa francesa que faz a co-produção quer incluir a atriz Juliette Binoche no elenco.

A história começa em 1850, e se baseia nos encontros históricos reais do escritor com lorde Willow em Graz, que participará dos perversos jogos eróticos de Sacher-Masoch e de sua esposa, Wanda.

A mulher do escritor tem também um papel importante no filme, que promete ter alto teor erótico.

O escritor, dramaturgo e colunista Sacher-Masoch passou para a história mais por ser a origem etimológica da acepção masoquismo, da perversão de encontrar prazer no sofrimento, do que pela influência de seu legado literário.

Em 1854, Sacher-Masoch se radicou em Graz, em cuja universidade se graduou e da qual foi depois professor de História, além de ser o lugar onde escreveu a maior parte de suas obras.

Em 2003, a cidade austríaca de Graz acolheu o Festival do Masoquismo, em homenagem às duas pessoas com as quais nasceu o termo masoquismo: Leopold von Sacher-Masoch e Richard von Krafft-Ebing (1840-1902), um psiquiatra que utilizou pela primeira vez o termo "psicopata sexual". 

+ Notícias da midia

Sadomasoquismo deixa de ser doença na Suécia

Copenhague, 17 nov (EFE).- A Direção de Assuntos Sociais da Suécia eliminará da lista de doenças várias comportamentos sexuais como o transformismo, o fetichismo e…