jupiterPode parecer simples, mas não é. A comunicação em ambientes de interatividade nas redes sociais pode ser caótica se não refletirmos a forma como vamos emitir nossas ideias. Basta gastar alguns minutos lendo comentários em postagens pela internet, e veremos uma verdadeira Torre de Babel à beira de despencar.

É preciso compreender uma série de coisas quando vamos escrever um texto. Elaborei algumas observações que podem ser uteis na hora de qualificar nossa escrita e aumentar as chances de serem melhores compreendidas pelos emissários:

1- Aquilo que escrevemos nem sempre sai como pensamos que saiu:

Depois de escrever, leia. Releia, se preciso for. Talvez você note que não se parece com aquilo que pensava. E veja se não está escrevendo no "calor da batalha". Isso pode poupar arrependimento e rangeres de dentes.

2- Nem todo mundo vai concordar com você. E isso não é necessariamente ruim:

Quando escrevemos o que pensamos, é meramente para colocar à disposição de outras pessoas aquilo que nós pensamos sobre determinado assunto. Não é uma DOUTRINAÇÃO. Se você é professor, ensine seus alunos. Se é Mestre, Mentor ou Guia, lembre-se de voltar lições aos seus discípulos. As demais pessoas são como você, tentando se comunicar e dizerem o que pensam. Logo, esteja pronto para argumentações e posições contrárias.
Não confunda contra-argumentação com ataque pessoal. Alguém pode discordar de você sem querer mal a sua pessoa. Isso é sociedade, e viver em grupo é respeitar os outros.

3- Lugar de roupa suja é no tanque (de casa):

Talvez você tenha alguma desavença ou diferença com alguém. Reserve-se ao direito de não expor sua imagem à situações degradantes em público. Se é pra mandar alguém à "ponte que partiu", o ideal seria fazer isso por meios fechados, mensagens pessoais, msn, telegrama, enfim...
A impressão que você passa sobre você mesmo, quando faz ataques pessoais, é muito pior do que quando apenas recebe. Então pense bem: Se é para lavar a honra, cuide para não perdê-la por completo.

4- Ter postura firme é diferente de ser grosseiro e mal educado:

Essa é difícil, né? Cada um tem sua educação, seu modo de ver o mundo, e de se expressar. Ainda mais num universo que envolve pessoas Dominadoras de elevado "espírito de liderança". Para isso inventaram os princípios mais nobres: Polidez e educação. Você não vai parecer fraco se for educado. A não ser que realmente seja fraco. Aliás, mesmo que seja forte, você vai parecer inseguro se exagerar nas colocações.
Os melhores argumentos não se escutam em voz alta. Muito menos em gritos. Geralmente são curtos, moderados, e casuais. Não adianta escrever um tratado sobre o que você pensa. Se for inútil ou desnecessário, poderá citar Kant, e continuar vazio. Ser moderado é o primeiro passo para qualquer "grandeza".

5 - LEIA OS TÓPICOS NA ÍNTEGRA. Você só tem a ganhar:

Não precisa ler cada postagem, de cada membro. Mas o tópico inicial, precisa ser lido. E qualquer mensagem que você vá responder, também. Muitas discussões bestas começam por preguiça de entender o que é dito. Ou por texto confuso de quem escreve.

Sempre é bom lembrarmos que nossas contribuições escritas são importantes, sejam a manifestação de nossas opiniões, ou a expressão de nossas questões, buscando o melhor entendimento possível. Sendo assim, certamente teremos contribuído de alguma maneira na formação de conteúdo e informações úteis, seja sobre BDSM e Fetichismo, ou sobre o que for.

Saudações a todos.

.:|Dom|Júpiter|:.

Parlamento de Júpiter