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david steinDavid SteinEssa frase surgiu em meados de 1983 (credita-se a David Stein) num dos relatórios do comitê GMSMA (Gay Male SM Activist é uma organização representativa no meio homossexual americano, sem fins lucrativos e comprometida com os interesses do SM e SSC.) e propunha uma conscientização sobre a necessidade de se praticar um SM seguro, desvinculando-o do comportamento autodestrutivo popularmente vinculado ao termo “sadomasoquismo”.

Sua aceitação, propaganda e popularização deu-se a partir da grande Marcha de Washington pelos Direitos dos Gays e Lésbicas pelo Contingente S/M - Leather em julho de 1987 e passou a figurar em inúmeros materiais promocionais, camisetas e boletins de divulgação da GMSMA. Na marcha de 1993 houve a consolidação durante a Conferência S/M Leather-Fetich e milhares de pessoas nos Estados Unidos e de outros países viram naquelas três palavras uma identificação imediata.

Isso também se deu pelo fato de que ninguém pôde controlar seu significado, a interpretação é individual, e sendo assim adaptou-se perfeitamente bem a grande maioria dos praticantes espalhados pelo mundo. Foi uma alternativa ao Rack e a Edge play que desobrigavam o uso da palavra de segurança.

O objetivo original não foi uma forma e nem um ideal para se definir o SM, foi uma alternativa segura e um compromisso viável entre parceiros para definir um comportamento aceitável ou não no relacionamento.

A questão do SSC é muito relativa e não pode ser vista de uma maneira simplista ou generalizada, nem tudo o que é seguro para uns o será para outros e vice-versa. Essa relatividade causa controvérsias e opiniões emocionais de ambos os lados, porém é uma situação que geralmente só o bom senso dos envolvidos pode equacionar.

O que muitas pessoas desconhecem é que em momento algum a GMSMA definiu ou limitou o SSC, houve um movimento no sentido de proporcionar o diálogo e oferecer alternativas seguras dentro desse ambiente, mesmo porque não é razoável tentar controlar as emoções alheias nos mais diferentes cenários e nas mais diversas vertentes, a idéia original consiste em oferecer escolhas, poder optar pelo bom e pelo ruim dentro das possibilidades de cada individuo e poder viver o SM dentro de um nível aceitável de risco.

Susan Wright, Diretora Política da NCSF (National Coalition for Sexual Freedom) e o sexólogo Ph.D Charles Moser prestaram contribuições importantes à comunidade BDSM com as seguintes orientações divulgadas pela NCSF sobre o SSC:

As organizações sociais e educacionais ligadas à comunidade BDSM consideram que as bases das atividades SM devem seguir as linhas do "são, seguro e consensual". Levando-se em consideração que podemos realizar qualquer atividade de maneira atropelada e perigosa, SM não é mais perigoso do que esquiar, por exemplo, ou do que qualquer outra atividade esportiva.
São
São é saber diferenciar entre a fantasia e a realidade. Avaliações fictícias sobre SM têm sido, muitas vezes, distorcidas com objetivos fantasiosos e, portanto, não representam a situação real dos relacionamentos que têm, por base, o SM.
São também é poder distinguir entre doença mental e sanidade. Uma maneira real de distinguir doença mental e sanidade é observando se o padrão de comportamento de um indivíduo causa problemas em sua vida. Lavar as mãos até tirar a pele ou de maneira tão freqüente que chegue a afetar suas atividades diárias, por exemplo, é um sinal de doença mental. SM, como qualquer outro comportamento pode ser um sinal de problemas psiquiátricos. Entretanto, a vasta maioria de seus praticantes considera que o SM enriquece suas vidas, inclusive reconhecendo melhorias em outras áreas de suas existências.
Seguro
Seguro é se conhecer as técnicas e preocupar-se com os itens de segurança que estão envolvidos no que você está fazendo, atuando, então, de acordo com esse conhecimento. Segurança envolve a responsabilidade de proteger você mesmo e seu parceiro das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), incluindo a infecção pelo vírus do HIV.
Enquanto a mídia freqüentemente oferece um retrato de comportamentos SM extremos, a realidade é que um grande número de BDSMistas não vai além de um divertido spanking. Assim como existem maneiras de se reduzir riscos de determinadas atividades, como mergulho em profundidade, por exemplo, ou até dirigir um carro, existem maneiras de se reduzir riscos e engajar-se num comportamento SM seguro.
A comunidade SM organizada é ativa tanto em promover seminários sobre segurança quanto no ensino das técnicas de como se engajar nessas atividades de maneira segura. O fato de praticantes SM não encherem salas de emergência de pronto-socorros todo o fim de semana é uma indicação de que esses programas funcionam. Parece óbvio que se as práticas SM resultassem, com razoável constância, em ferimentos, a imprensa estaria com os holofotes voltados a esses fatos, para o entretenimento de seus leitores.
Consensual
Consensual é respeitar os limites impostos por cada um dos participantes durante todo o tempo.
Consentimento é o ingrediente primordial, fundamental do SM. Uma diferença entre estupro e intercurso sexual é o consentimento. Uma diferença entre violência e SM é o consenso. O mesmo comportamento pode ser criminoso sem o consentimento e muito prazeroso com o consentimento.
O tipo e os parâmetros de controle são acordados entre os envolvidos e o consentimento de todos é necessário. Alguns participantes usam uma palavra de salvação, que é uma palavra escolhida para sinalizar que a cena deve diminuir de intensidade ou parar.
Segue abaixo o ensaio de david stein (em letras minúsculas, como ele se identificava)

Origins of “SAFE SANE CONSENSUAL”

The Making of a Shibboleth

por escravo david stein
sob a tutela do Mestre Steve Sampson

O ensaio a seguir é o início de um trabalho maior que ainda está em andamento. Comentários podem ser enviados para o autor via email, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Copyright 2000 por david stein; todos os direitos reservados.

História é o que acontece enquanto você está fazendo outra coisa — e pode ser que, apenas anos mais tarde, você descubra que fez algo “histórico”. Quando eu concordei em fazer parte de um comitê de GMSMA (Ativistas do S/M Gay Masculino), em meados de 1983, fiquei encarregado de redigir uma nova “declaração de identidade e propósito” para a organização, criada dois anos antes. Eu não tinha ideia que o nosso significante e duradouro trabalho seria reduzida a uma única frase: “S/M são, seguro e consensual”.

Hoje, a GMSMA é a maior organização S/M do mundo para homens e uma das mais antigas e respeitadas organizações S/M de qualquer tipo. No entanto, existem milhares — talvez dezenas de milhares? — de kinksters em toda a América do Norte e em todo o mundo que não têm ideia do que as letras “GMSMA” representam. Mas eles sabem “seguro, são e consensual”. Essas palavras aparecem em camisetas, em sites, em anúncios pessoais, nos estatutos e em declarações de fundação de centenas de organizações, em vídeos pornográficos, em praticamente todas as revistas, em todos os livros, panfletos ou vídeos instrucionais produzidos pela comunidade e por curiosos.

Tornou-se um clichê, e algumas pessoas estão muito cansadas disso — mas ninguém ainda propôs uma alternativa que saia da língua com tanta facilidade, cubra tantas bases ou tenha quase o mesmo grau de aceitação. Me culpe por isso, se quiser. O relatório de agosto de 1983 do comitê do GMSMA representa o uso mais precoce da frase já encontrado, e parece muito provável que eu tenha sido seu autor. A declaração de propósito que elaboramos começou, “GMSMA é uma organização sem fins lucrativos de homens gays na área da cidade de Nova York que estão seriamente interessados ​​em S/M são, seguro e consensual”. Esta redação foi adotada, sem modificações, pelo Conselho de Diretores em 17 de agosto de 1983 e, desde então, a sentença aparece em todos os panfletos e formulários de adesão da GMSMA, bem como na maioria dos programas, boletins informativos e outras literaturas. As únicas mudanças feitas ao longo dos anos foram abandonar a referência à cidade de Nova York e substituir “machos” por “homens”. Ambos os outros membros do comitê, Martin Berkenwald e Bob Gillespie, estão mortos, mas alguns meses antes de sua morte no ano passado, Bob disse que achava que fui eu quem elaborou a formulação. Parece provável: eu produzi a maioria dos principais documentos iniciais do GMSMA, e tenho certeza de que eu era o único dos três a comparecer ao nosso encontro com um rascunho completo pronto para comentários. Martin e Bob criticaram o que eu escrevi, e fizemos revisões no local até chegarmos a algo que todos gostássemos. Francamente, não me lembro quem contribuiu com o quê, mas “S/M são, seguro e consensual” certamente soa como meu estilo. Outros textos que escrevi nos anos imediatamente anteriores referem-se a “S/M consensual vs. involuntário”, e sempre tive interesse em traçar uma linha entre o tipo de sexualidade sadomasoquista que as pessoas éticas podem apoiar (pelo menos se elas também forem liberais e sem preconceitos) e o tipo de atividade abusiva, exploradora e coercitiva que eles condenam corretamente.

O PASSADO RECUPERADO

Parece óbvio para mim, agora, que “seguro” e “saudável” derivam da boa e velha prática americana de incitar as pessoas a terem uma celebração “segura e sensata” do 4 de julho. Eu ouvi esse encorajamento a cada ano enquanto crescia, e ficou preso comigo. Também ficou com Tony DeBlase e aparece em um ensaio não assinado que escreveu para o livro “Inferno 10” (1981), do Chicago Hellfire Club:

*“Em 1980, adotou-se o seguinte como declaração de propósito do clube: “... fornecer educação e oportunidades de participação no sexo de S&M entre homens adultos e consentir na comunicação entre tais indivíduos.” O S&M responsável tornou-se mais popular e menos temido na comunidade gay e o Chicago Hellfire Club continua a servir sua comunidade — sempre se esforçando para educar e promover o gozo seguro e sadio dos homens pelos homens.”*

Como o Inferno 10 foi o primeiro Inferno que participei, e isso causou uma grande impressão em mim, as palavras de Tony podem ter me lembrado de “seguro e saudável” e até mesmo sugerido a associação com “consensual”. Mas a declaração do GMSMA foi o primeiro lugar em que os três termos foram realmente conjugados.

Quando criança, o que eu levei “Tenha um quarto seguro e são” significava algo como: “Divirta-se, mas não seja estúpido e queime a casa ou queime a sua mão.” Algumas décadas depois, isso parecia se encaixar muito bem no S/M. O que queremos dizer com “S/M seguro e saudável”, em 1983, e o que eu acredito que o GMSMA e a maioria das outras organizações ainda significam hoje em dia, é algo como: “Divirta-se, mas mantenha a cabeça no lugar e entenda que o que você está fazendo pode acabar te matando ou te mandando para o hospital — ou mandando alguma outra pessoa para lá”. Possivelmente, o eco de uma frase familiar explica por que tantos outros kinksters americanos também se sentiram imediatamente à vontade com “S/M são, seguro e consensual”, ainda que não seja tão popular na Europa ou em outros lugares, quanto nos Estados Unidos, mesmo superando a questão linguística.

Claramente, o uso e a disseminação da frase pelo GMSMA, até meados da década de 1980, estabeleceram as bases para sua posterior propagação explosiva. E o estopim foi aceso quando o Comitê de Participação da Comunidade (braço político do GMSMA), presidido por Barry Douglas, decidiu, no final de 1986, usar uma forma simplificada como o slogan para o Contingente S/M de Couro na Marcha de 1987, em Washington. Direitos Lésbicos e Gays (não se tornou o Contingente S/M-Couro-Fetiche até a Marcha de 1993, em Washington). Barry também não está mais conosco, mas eu era membro desse comitê também, e quando nós comissionamos uma faixa de 20 pés de largura para a marcha que traz as palavras “são, seguro e consensual”, a bomba foi montada. Não atrapalhou que o slogan também aparecesse nas camisetas produzidas para o evento ou que, durante o dia inteiro antes da marcha, o mesmo estandarte pendurado no imponente pórtico do prédio do governo na Constitution Avenue, que abrigava o imenso contingente da Conferência S/M-Leather.

Naquele fim de semana, milhares de homens e mulheres de todo o país e de muitos países estrangeiros leram essas palavras, identificaram-se com elas e levaram a lembrança delas de volta para suas comunidades locais. O resto é história — e comentários. Deixe-me dar um pouco dos dois.

O Comitê de Envolvimento da Comunidade da GMSMA escolheu “são seguro consensual” como o slogan para o contingente e a conferência porque sentimos que essas palavras eram a melhor frase para distinguir o tipo de expressão sexual que marchamos em apoio da típica associação S/M com comportamento predatório nocivo, antissocial. Enquanto ninguém em nossas reuniões sentiu que “são, seguro e consensual” fosse a última palavra sobre o assunto, ou que “definiu” S/M, sentimos que fazia o trabalho que precisava ser feito: para dizer a qualquer um que chegasse a nós com um visão estereotipicamente negativa baseada em manchetes lúgubres e filmes exploradores (todos nós nos lembramos do Cruising), “Não é disso que estamos falando.” Não fazíamos ideia de que o slogan teria sucesso ou que muitas pessoas o considerariam mais do que um ponto de partida. Mas se não tivesse sido espontaneamente abraçada por tantas pessoas, porque elas sentiam que se encaixavam no que estavam fazendo, ou queriam fazer, não teriam tido tais “pernas”. Não havia como o GMSMA, ou qualquer outra pessoa, ter imposto o slogan à comunidade se a maioria das pessoas não tivesse gostado.

USO INADEQUADO DE UM SLOGAN

A popularidade compreensível do slogan tem uma desvantagem, no entanto. Aqueles com pouca ou nenhuma raiz na luta para tirar S/M das sombras — que tomam como certo o mundo atual de clubes de BDSM em todas as grandes cidades e imagens pervertidas por toda a mídia de massa — tendem a aplicar o slogan de maneira simplista, até mesmo utilizando-o como um cassetete para vencer qualquer um cujo estilo de jogo os contrarie de alguma forma. A implicação é que tudo o que é são, seguro e consensual é bom, e o que não o seja, é ruim — o que vai muito além do que pretendíamos em 1987.

Em 1987, estávamos tentando traçar uma linha entre o que é claramente defensável, em termos de estruturas sociais e bem-estar pessoal, e o que é indefensável ou, pelo menos, muito questionável. Foi uma tentativa consciente e deliberada de mudar o debate para bases em que pensávamos que poderíamos ganhar, em vez de ter que continuar provando que não éramos assassinos em série, esposos espancadores e abusadores de crianças. Naturalmente, a moralidade dessa estratégia depende de quem é deixado de fora. O movimento organizado pelos direitos dos gays tem sido acusado muitas vezes de marginalizar aqueles que não se encaixam em uma imagem “respeitável” ou “heteronormativa”, e em alguns casos isso é uma objeção justa. Mas quando se tratou de escolher um slogan para o Contingente-S/M de Couro na marcha de 1987, essa não era nossa intenção. As pessoas que rejeitaram os princípios “são, seguro e consensual” não estavam exatamente clamando para se juntar às nossas organizações ou marchar em nossos desfiles. Essas pessoas, pensávamos, tendiam a ser solitárias e a se excluir, cruzando qualquer linha que qualquer outra pessoa desenha. Elas prosperam nas sombras, não na luz. É claro que, quando uma ideia é reduzida a um slogan que se encaixa em bottons, camisetas e adesivos, ninguém consegue controlar seu significado. Cada pessoa que vê, interpreta com quaisquer preconceitos que ela carrega consigo. Embora seja evidente que milhares de pessoas tomaram “são, seguro e consensual” como uma validação bem-vinda para um tipo de sexualidade ainda considerada “doentia” ou “louca” por grande parte de nossa sociedade, outros a interpretaram como desvalorizando suas próprias “ousadias”, em nome de praticar jogos sexuais cautelosos, convencionais e completamente roteirizados. Algum tempo após a marcha de 1987, pelo menos um membro proeminente da comunidade S/M foi visto vestindo uma camiseta estampada Unsafe Insane Nonconsensual — “Não-seguro, doentio, não-consensual” — e eu vi essa frase usada em outros lugares. Eu também ouvi e li críticas mais ponderadas do slogan. Quanto mais popular e difundida o slogan se tornou, mais comum é vê-la seriamente rejeitada por ser trivialmente vazia, muito distante do que torna BDSM excitante e significativo, ou então, ameaçadoramente intrusiva — representando mais uma tentativa de forçar estilos individuais de viver e amar a se tornar uma conformidade chata. Qual seria seu verdadeiro valor? Ambos? Nenhum deles?

O CONTEXTO É A CHAVE

Vamos voltar à origem e olhar para a declaração completa de propósito GMSMA adotada em 1983:

GMSMA é uma organização sem fins lucrativos de homens gays na área da cidade de Nova York que estão seriamente interessados ​​em S/M são, seguro e consensual. Nosso propósito é ajudar a criar uma comunidade S/M mais favorável para homens gays, que desejam um esti lo de vida completo ou uma aventura ocasional, que estão se abrindo para o mundo S/M ou que já frequentam a tempos. “Nossas reuniões regulares e outras atividades tentam construir um senso de comunidade, explorando sentimentos e preocupações comuns. Nosso objetivo é aumentar a conscientização sobre questões de segurança e responsabilidade, recuperar elementos de nossa tradição e disseminar as melhores informações médicas e técnicas disponíveis sobre as práticas de S/M. Procuramos estabelecer uma presença política reconhecida na ampla comunidade gay, a fim de combater os estereótipos predominantes e concepções erradas sobre S/M, enquanto trabalhamos com outras pessoas para os objetivos comuns da liberação gay.

Note que este primeiro uso de “são, seguro e consensual” ocorreu em um contexto que também incluiu conceitos como comunidade, responsabilidade, tradição, educação e liberação gay. Além disso, a rubrica “são, seguro e consensual” em si foi explicitamente apresentada como abrangendo todos os graus de comprometimento, de “um estilo de vida completo” a “uma aventura ocasional”, assim como praticantes S/M, de novatos a veteranos. Em outras palavras, a estratégia não era tentar redefinir o próprio “S/M” como inerentemente “são, seguro e consensual”, algo que parece muito comum hoje em dia. Nem aqueles de nós que redigiram a declaração nem o conselho da GMSMA eram ingênuos. Sabíamos que toda a gama de S/M da vida real ̶ brevemente definida como excitação sexual ou gratificação através da inflição ou sofrimento de dor, escravidão ou humilhação ̶ pode abarcar muito do que é inseguro, doentio e não consensual pelos padrões de qualquer pessoa. S/M envolve emoções poderosas e vulnerabilidade intensa, e pode ser algo assustador.

Isso não deve ser esquecido ou varrido para debaixo do tapete na busca pela aceitação social. O “lado negro” de S/M — as lesões, os abusos, a exploração, a violência — era bem conhecido por nós no início dos anos 80, porque ainda éramos próximos disso. Nós já tínhamos duas décadas de educação e ativismo S/M, o que às vezes tem o efeito de fazer parecer que um flogging, piercing de mamilos ou mumificação são atividades de rotina para um primeiro encontro. Todos nós conhecíamos bottoms que haviam sido traumatizados, ou Tops que ficaram furiosos e acabaram mandando alguém para o hospital. A iconografia emergente de S/M na revista Drummer e em outros lugares era muito ousada, muito noncon — “não-consensual”. No início dos anos 80, como hoje em dia em certos círculos, ser conhecido como “perigoso” era um distintivo de honra, mais valioso do que ser “passivo”. O conhecimento do potencial de dano da S/M foi uma das principais coisas que nos levou a formar o GMSMA em primeiro lugar. A organização pretendia iluminar alguns cantos muito escuros. Portanto, ao invés de dizer: “Isto é o que a S/M é, e não há problema, nada para se preocupar”, a declaração de propósito do GMSMA dizia, com efeito: “Este é o tipo de S/M que defendemos e apoiamos”. S/M pode ser prejudicial, louco ou coercivo, mas não precisa ser, e juntos vamos aprender a perceber a diferença.” Se alguém foi deliberadamente descuidado ou irresponsável, ou quebrou acordos sobre limites, não dissemos: “Ele não está fazendo S/M”, mas sim “Ele não está fazendo o tipo de S/M que podemos apoiar”.

DEFININDO QUESTÕES

Como organização, o GMSMA nunca tentou definir oficialmente “seguro”, “são” ou “consensual”. Desde o início, sabíamos que além das aplicações óbvias desses termos, há vastas áreas cinzentas. Além disso, sabíamos que “segurança”, especialmente, diferia de um indivíduo para outro. Uma manobra que é perfeitamente segura para uma ginasta ou patinadora realizar, facilmente pode resultar em um pescoço quebrado para outra pessoa. Um flogging que um bottom considera agradavelmente excitante, pode deixar outro com sérios danos. Uma sessão de escravidão rígida e privação sensorial que leva à realização e ao êxtase de uma pessoa pode levar a outra a um colapso psicótico. Um ano como um escravo 24 horas por dia, 7 dias por semana, pode ser a maior experiência de vida para mim, pode te levar a um colapso emocional.

Volte para a declaração completa, onde diz: “Nosso objetivo é aumentar a conscientização sobre questões de segurança e responsabilidade... e disseminar as melhores informações médicas e técnicas disponíveis sobre as práticas S/M”. Esse é o contexto no qual o “seguro” em “são, seguro e consensual” deve ser entendido: ser responsável, estar ciente, fazer sua lição de casa, tomar precauções — é o que queremos dizer com “segurança”. Não queríamos dizer, em 1983 ou 1987, promover apenas S/M de classificação indicativa livre, um denominador comum mais baixo que transforme as práticas em uma caixa de areia sem risco, onde a dor não é realmente dolorosa, a escravidão não é realmente constrangedora, e dominação é ser ordenado a fazer apenas o que você já quer fazer. Nós deixamos “são” e “consensual” muito mais vagos: “são” porque é muito vago, a partir do momento em que você passa pelo significado óbvio e começa a distinguir fantasia da realidade; e “consensual” porque não percebemos como é complicado definir consentimento. Não tivemos o benefício da perspectiva mais sutil de hoje, que se desenvolveu a partir de duas décadas de crescente conscientização de quão difícil pode ser terminar um relacionamento abusivo. Nós não discutimos, naquela época, se o consentimento era algo que você poderia dar de uma vez por todas, ou se tinha que ser renovado continuamente. A distinção que estávamos tentando desenhar era muito mais simples: entre, por um lado, o tipo de sujeição controlada, tortura e domínio que os membros de boa vontade buscam de parceiros cooperativos e, por outro lado, o tipo que predadores e sociopatas impõem aos cooperados, vítimas involuntárias (não ajuda que o S/M coercitivo seja tão comum em nossa literatura quanto como no jornalismo sensacionalista). Demorou mais de uma década e meia para que as pessoas começassem a falar abertamente sobre os enigmas da “não-consensualidade consensual” — mas esses debates ocorreriam mesmo se já não concordássemos que S/M deve ser consensual, em primeiro lugar?

LIBERDADE DO MEDO

Assim como na declaração do GMSMA, no artigo para o CHC, em 1981, Tony DeBlase envolve, os agora familiares, termos “seguro”, “sensato” e “consensual” com outros conceitos — educação, participação, comunicação, responsabilidade, comunidade — que fornecem um contexto para interpretá-los. Estou especialmente impressionado com a cláusula: “O S&M responsável se tornou mais popular e menos temido na comunidade gay...”. Que o slogan “seguro, sensato e consensual” foi cunhado numa época em que o S/M estava se tornando “menos temido”, é uma das chaves para toda essa história. Para a maioria das pessoas da minha geração e anteriores, as práticas e imagens de S/M eram muito assustadoras. E dar os primeiros passos para realizar nossas fantasias de dor, escravidão, dominação ou humilhação — de ambos os lados, Top e bottom — foi ainda mais assustador. Mas a partir do final da década de 1970 (quando a “velha guarda” original começou a morrer, embora essa seja outra história), o S/M tornou-se progressivamente menos assustadora, a ponto de muitos adolescentes hoje estarem mais familiarizados com o que acontece em nossa subcultura do que a maioria dos adultos estavam de volta na década de 1950. Por quê? Madonna e Trent Reznor não podem receber todo o crédito! Esses e outros artistas “mainstream” não teriam sido capazes de explorar tais temas, penso, sem a crescente visibilidade de uma comunidade S/M que promove práticas éticas responsáveis, elevando assim o nível de conforto para todos, seja kinky ou baunilha. Entrar em S/M, em nossa comunidade hoje é infinitamente menos assustador do que fazê-lo isoladamente, ou sem recursos, contando apenas com bares, banheiros, bastidores, clubes de sexo e revistas pornográficas para guiá-lo. Em contraste, quando eu percebi, lá na década de 1960, o que me deixou de pau duro, eu estava apavorado. Obcecado com as coisas horríveis que poderiam acontecer comigo se eu cedesse aos meus desejos masoquistas e submissos e me colocasse nas mãos de um homem sádico e dominante. Eu li o romance de William Carney, The Real Thing, e tinha certeza de que acabaria no necrotério se desse o primeiro passo naquela ladeira escorregadia. Na época em que me mudei para Nova York, em 1977, ainda virgem em todos os sentidos, sabia que existiam bares leather e que algumas das cenas retratadas em Drummer não eram totalmente fictícias, mas eu ainda estava preocupado em ser lesionado irreparavelmente se eu permitisse que um homem me usasse e me machucasse da maneira que eu também sabia que precisava. “O medo é o assassino da mente”, dizem eles no romance de Frank Herbert, Dune, e o meu demorou a desaparecer. Mas provavelmente também me manteve vivo, fazendo-me pensar cedo e frequentemente em estratégias de redução de risco. E quando eu me juntei aos outros, no final de 1980, para criar o GMSMA, finalmente entrei em contato com homens suficientes comprometidos em fazer S/M de uma maneira não destrutiva, que eu fosse capaz de superar meus medos e começar a participar ativamente. Esse é o contexto histórico e pessoal em que emergiu o “são, seguro e consensual”: superar o medo, a vergonha e o silêncio para aprender o que precisamos saber para fazer nossas próprias escolhas. No geral, acho que a frase nos serviu bem — e pode continuar a fazê-lo, se não tentarmos utilizá-las em contextos para a qual não foi planejada. Cantar “são, seguro e consensual” como um mantra não pode salvá-lo de uma cena ruim ou um mau relacionamento, e não pode substituir os anos de estudo e prática que guiam Tops e bottoms experientes através do labirinto de escolhas que ambos devem enfrentar. Embora “são, seguro e consensual” possa sugerir os contornos de uma ética S/M, articular de fato, requer muito mais trabalho do que cunhar um slogan útil. Mas é um começo.