O filme do dinamarquês, Lars Von Trier, é muito interessante. Os diálogos, sem julgamentos morais ou religiosos, encaixam-se nas analogias da trama da mesma forma que as metáforas com pescaria.

O velho Seligman - atuação "monstro" de Skarsgard, como um velho recluso em busca redenção para sua alma amargurada e solitária -, e Joe, interpretadas pelas lindas e incríveis Charlote Gainsbourg e Stacy Martin.

O que vemos em pouco mais de duas horas de projeção é cinema puro. Ou seja, a arte de contar um boa história seguida de um bom argumento.

Ninfomaníaca acompanha “a evolução erótica” de uma mulher dos 12 aos 50 anos. A trama mostra a protagonista Joe (Charlotte Gainsbourg/ Stacy Martin) contando sua vida sexual a um homem mais velho, após ele a encontrar ferida e inconsciente em um beco.

Como todo viciado, Joe tenta exaustivamente preencher um vazio. Uns fazem uso das drogas, outros da bebida, outros dos remédios, ou do dinheiro (quem tem), ela, do sexo. Mas tudo não passa de uma variação da mesma coisa: uma droga que dá prazer e alivia no momento do uso mas que, quando passa o efeito, deixa a pessoa pior do que estava antes e nisso ela vai buscando sempre mais e mais, até chegar ao ponto em que a pessoa se torna insensível. E é isso o que acontece com Joe em determinado momento da história: depois de anos mecanicamente fazendo sexo com praticamente todo mundo, ela perde a capacidade de sentir prazer.

Um detalhe interessante é sobre os nomes dos personagens: “Joe” significa “joão-ninguém”, ou seja, assim como os outros personagens, que são chamados apenas por suas iniciais, o diretor provavelmente está dizendo que essa história pode acontecer com qualquer um. O nome dá especificidade a uma pessoa, se ela não tem nome, ela não é ninguém. Exceto Seligman e Jerôme. Seligman significa “homem feliz”, como ele mesmo diz, mas de feliz, ele parece não ter nada.

Ironia? E Jerôme significa “nome sagrado”. De fato é sagrado, já que é o único homem por quem Joe se apaixonou.

Este filme é imperdível para qualquer amante da sétima arte, é uma aula de cinema.

A título de curiosidade, Charlote Gainsbourg é filha do poeta e cantor francês Serge Gainsbourg e da atriz Jane Birkin.

ninfomaniaca volume2 1

Direção: Lars Von Trier

Atores: Charlotte Gainsbourg, Stellan Skarsgård, Willem Dafoe, Uma Thurman

Detalhes Técnicos