Depois de ter encontrado a sua eleita, terem negociado (negociar significa acordar o que pode ou não ser feito dentro da relação, significa que ela lhe dirá quais são os limites e você se comprometerá a respeitá-los) seus prazeres, é a hora litúrgica do rito, é o momento da celebração da troca de poder, é quando ela lhe reconhece como seu Dono e Senhor, e você celebra essa união com a colocação da coleira em seu pescoço, com o mesmo simbolismo do casamento e das alianças.
O significado da coleira, é o da escravidão, é a forma mais emblemática da entrega e da submissão. Uma coleira é sagrada, é sua identidade, sua presença nela, é seu nome como proprietário daquela peça (nesse momento ela deixa de ter seu status social, está num nível inferior, tal qual escravos à época das senzalas em relação ao Dono), zelar pela dignidade da coleira é tarefa de ambos.
Lembre-se de que as pessoas praticantes e comprometidas com o BDSM não estão atrás de sexo fácil, não se iluda e se for esse seu pensamento, sua história não será muito longa. Portanto, tenha em mente que a coleira é um compromisso e uma maneira de sinalizar à comunidade que você é o Dono da peça.