Voyeurismo

Excitação com a observação do ato sexual

O voyeur sente prazer na observação intencional de outras pessoas nuas, vestindo-se e despindo-se, mas principalmente em atividade sexual, sem que os envolvidos tenham conhecimento de estarem sendo observados. Pode ser seguido de masturbação, levando ao orgasmo.

Não é raro o voyeur se colocar do lado de fora da casa de alguém e olhar pela janela. Alguns atravessam telhados ou quintais, para ver casais copulando ou com pouca roupa.

Segundo as pesquisas de Kinsey, a maioria absoluta dos voyeurs são homens. A observação do sexo oposto é considerada erótica mais por homens do que por mulheres na proporção de 72% a 58%. No caso de fotografias de nus, 52% dos homens e 12% mulheres reagem sexualmente. Outro pesquisador verificou que 16% das mulheres e 83% dos homens adultos sentiam desejo de observar pessoas nuas ou fazendo sexo, sendo que 20% das mulheres e 65% dos homens já haviam realizado.

Kinsey concorda que a maioria das espécies de mamíferos, quase todos os machos e algumas fêmeas, ficam excitados ao observarem casais copulando, o que também ocorre com os humanos. Há sempre um grupo de pessoas fascinadas junto à jaula um macaco, no zoológico, quando ele está copulando com sua parceira. Isso sem falar nos motéis com espelhos nas paredes e nos tetos e o sucesso que fazem os filmes pornográficos.

A excitação provocada pela observação de pessoas nuas ou praticando sexo é bastante comum e normal. Apresenta-se como problema quando se torna a única forma de prazer sexual.