Exibicionismo

Prazer sexual em mostrar os órgãos genitais

O exibicionista se expõe, na maioria dos casos, sem o consentimento do outro e sem intenção de consumar o ato sexual. É prática prevista em lei na maioria dos países do mundo, sendo que no Brasil é considerado "atentado violento ao pudor". O exibicionismo é exclusivamente masculino, pois embora as mulheres possam exibir os órgãos genitais em espetáculos de striptease, elas o fazem para o prazer de outras pessoas e nunca com o propósito de obter satisfação sexual para elas próprias.

Historicamente, o exibicionismo fez parte de alguns ritos de fertilidade ou cultos de adoração aos deuses, que eram representados com seus órgãos sexuais expostos. No início do século XX, sacerdotes da Índia, Indonésia e Malásia costumavam caminhar nus pelas ruas, tocando sinos para chamar as devotas. As mulheres vinham prestar homenagem a seu órgão reprodutivo, abraçando-o.

0 exibicionismo é a forma mais comum de ataque sexual nos grandes centros urbanos. Na pesquisa de Kinsey, 52% das mulheres relataram que tiveram as primeiras experiências com a exibição da genitália de homens adultos. A exibição da genitália feminina foi relatada por 1% das pesquisadas. Neste caso o homem persuadiu a criança a exibir a genitália.