Uma pesquisa realizada com 36,5 mil pessoas na Eslováquia e na República Tcheca concluiu que donos de gato têm mais chance de apreciar sexo sadomasô.

Explica-se: os humanos que desenvolvem toxoplasmose pelo contato com os seus felinos são mais facilmente excitados "pelo medo, pelo perigo e pela submissão sexual".

O comportamento submisso seria decorrente dos efeitos da infecção sobre o cérebro. Na pesquisa, os infectados pelo parasita que provoca a doença apresentaram maior inclinação por práticas sexuais sadamasoquistas, como o bondage (modalidade que envolve dominação com o uso de cordas).

O estudo - é bom esclarecer - não está dizendo que os gatos são os responsáveis diretos por esse tipo de comportamento sexual. Eles seriam apenas os vetores.

A pesquisa foi conduzida por Jaroslav Flegr, professor de Biologia da Universidade Carlos, em Praga (República Tcheca).

blog jaroslavJaroslav Flegr, líder da pesquisa | Reprodução/Wikipedia

 A toxoplasmose é uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, sendo uma zoonose cosmopolita causada pelo protozoário Toxoplasma gondii e infectante para diversos mamíferos. A toxoplasmose pode ser adquirida pela ingestão de água e/ou alimentos contaminados com os oocistos esporulados, presentes nas fezes de gatos e outros felinos, por carnes cruas ou mal-passadas, principalmente de porco e de carneiro, que abriguem os cistos do protozoário.