O sexo virtual eliminou a necessidade da presença física de duas ou mais pessoas para se ter relações sexuais. Ninguém sabe quem está do outro lado, mas isso não impede que se vivam fortes emoções. As pessoas mentem sobre vários aspectos: idade, altura, profissão, às vezes sobre o gênero - homens se passam por mulheres e vice-versa. Porém o mais importante no sexo virtual ninguém consegue mentir - inteligência, sensibilidade, humor, generosidade. Se a pessoa não for atraente, bastará um clique no teclado e ela desaparecerá. A rede permite as relações entre estranhos com mais facilidade que em boates, bares ou festas.
Os encontros virtuais são interessantes de várias formas: a primeira é as pessoas exercitarem ser o que não são, desempenhando papéis. A segunda forma é ao dizer coisas que normalmente não diriam se não estivessem no anonimato. Com isso podem ser mais sinceras. Por último, ajuda numa habilidade muito importante, que é o flerte. Você tem de aprender como se tornar atraente para outra pessoa. Há uma troca humana de interesses.
As emoções do mundo real são vividas da mesma forma no mundo virtual. Não é raro nessas relações haver ansiedade, se um dos parceiros se atrasa para o encontro marcado, ou ciúme, se o outro é pego teclando com alguém.
Muitos dos encontros virtuais acabam se tornando reais. Inúmeros casais se formaram a partir dos encontros nos chats. Nos Estados Unidos existem clínicas psicológicas especializadas em tratar conflitos emocionais provocados por desilusões cibernéticas.