confraria

As Confrarias nasceram praticamente junto com a civilização... Há sete milênios, o misticismo e a tendência humana pela intriga fomentaram nas sociedades da Babilônia, do antigo Egito, da Pérsia e da Síria os primeiros grupos de homens interessados em conhecer os mistérios esotéricos e utilizá-los com propósitos políticos.

Esse esoterismo podia significar a busca da luz ou da escuridão, do céu ou do inferno, da bondade ou da maldade, da descoberta de conhecimentos para se alcançar as verdades divinas ou para manipular forças espirituais no plano físico... Nessa dubiedade de propósitos reside uma das principais razões das Confrarias.

Apesar da aura negativa que circunda muitas delas, as Confrarias não são apenas grupos de pessoas que se escondem para praticar o mal... Muito pelo contrário... Boa parte delas surgiu e cresceu com os propósitos mais elevados que residem na alma humana, em busca de um conhecimento que revelasse as verdades eternas e iluminasse os caminhos do homem... Mas, princípios que nasceram puros e sagrados muitas vezes sofreram distorções ao serem colocados em prática e resultaram em ações não muito bem vistas, muitas delas inspiradas na ideia de que os fins justificam os meios.

A partir das histórias das diferentes Confrarias que já surgiram ao longo dos milênios, podemos definir basicamente que uma sociedade secreta é composta por "iniciados", isto é, por aqueles que tiveram acesso a determinados "mistérios"... Esses "homens sábios" acreditam que os segredos revelados a eles, ou por eles descobertos, não devem ser compartilhados com um mundo composto de pessoas vulgares e profanas, incapazes de compreender esses "mistérios".

Embora baseada em aspirações das mais elevadas, essa forma de encarar o mundo tem levado certas Confrarias a desenvolverem práticas de tirania, arrogância e intolerância, em diferentes graus, com perigosas consequências sociais... Este é o caso da Ku Klux Klan nos Estados Unidos, por exemplo... Por outro lado, algumas têm funcionado como núcleos de movimentos sociais que em alguns momentos envolveram-se em processos de transformação do mundo, como no caso da maçonaria.

E, por fim, muitas continuam a alimentar a nossa imaginação sobre o seu poder e conhecimento, mesmo quando sua existência ainda é colocada em dúvida (o que pode, na verdade, ser uma prova de sua eficiência em manter-se secreta), como nos casos do Priorado de Sião e do Illuminati, ambas popularizadas nos best-sellers "O Código Da Vinci" e "Anjos e Demônios", de Dan Brown.

Confrarias tupiniquins...

Em 1831, surgiu em São Paulo a Bucha, uma "confraria de camaradas" criada pelo professor alemão Júlio Frank, da Faculdade de Direito do Largo São Francisco.

O principal objetivo dela era ajudar os estudantes pobres que frequentavam o curso de Direito e promover encontros e debates literários... Frank trouxe a tradição das sociedades secretas da Alemanha e todas as ações da Bucha deveriam ocorrer sob o mais rigoroso sigilo.

Só ingressavam na Bucha alunos escolhidos pelos seus integrantes, de acordo com os méritos morais e intelectuais que demonstravam... Ao longo dos anos a Bucha tornou-se uma das mais poderosas Confrarias de nosso País, à medida que seus membros alcançavam os principais postos governamentais, tanto no Império como na República.

Entre eles, estavam Rui Barbosa, Barão do Rio Branco, Afonso Pena, Prudente de Morais, Campos Sales, Rodrigues Alves, Washington Luiz, Júlio Mesquita Filho, Cândido Mota, Arthur Bernardes, Álvares de Azevedo e Castro Alves.

Além da Bucha, rumores sugeriam a existência de outras fraternidades em faculdades tradicionais que surgiram com a aura de sociedades secretas, como a Landsmannschaft, na Escola Politécnica da USP, e a Jugendschaft, na Escola Paulista de Medicina.

Confrarias no BDSM Brasileiro...

As Confrarias no nosso meio costumam fascinar as pessoas e a incitar a imaginação porque conhecimentos e práticas muito seletos e especiais são transmitidos para aqueles que têm condição física e mental para absorvê-los.

Nossas Confrarias são comumente conhecidas como um conjunto de pessoas que se associam (como irmãos), tendo em vista interesses e objetivos comuns.

Dessa forma vemos a Confraria como uma reunião de 'amigos' com fortes laços afetivos, que encontram na irmandade, na igualdade e na camaradagem, relações de convivência fraterna baseada nas mesmas crenças, sentimentos, ideais comuns e principalmente no respeito.

É a reunião de seus confrades com a finalidade de confraternizar e ensinar, ou seja, ligar como irmãos pessoas que desenvolveram fortes laços de amizade em função de objetivos e interesses comuns... É uma irmandade!

Portanto fica claro que a idéia de confraria é mais extensa do que podemos imaginar, ou seja, são pessoas unidas pelo mesmo propósito, pela mesma paixão, pelo mesmo desejo, fantasias e fetiches... Não importa quais sejam.

Portanto, "confraria" em nosso meio é tida por nós como um grupo de amigos, escolhidos a dedo, que se reúnem dentro de um relacionamento fraterno para degustarem, estudarem, praticarem, comentarem, enfim, apreciar e aprender todas as técnicas que envolvem as práticas em nosso Universo.

Na nossa ótica pessoal, a "seriedade" no BDSM está na atitude assumida diante da comunidade e a forma como nos relacionamos com nossos pares... A seriedade passa pelo respeito entre Tops e bottoms.

Infelizmente com o surgimento das mídias sociais, muitos oportunistas e aventureiros sexuais estão se proliferando com blogs e sites... Criam comunidades e escrevem o ABC do BDSM da maneira que lhes convém atraídos pelo cheiro do sexo fácil.

Valores éticos vão sendo esquecidos... Pseudo-dominadores não respeitam o significado de uma coleira... Trocam de submissas como se fossem camisas num vale-tudo sexual aonde quem chega vira um troféu a ser descartado no momento seguinte.

Pseudo-submissas encoleiradas, na primeira oportunidade assediam dominadores sem o menor pudor ou constrangimento, sem falar nos textos e tópicos usados apenas para hostilizar desafetos.

O BDSM sério cobra atitude, postura, ética e irmandade... Essa é a essência a ser preservada e passada aos iniciantes e cabe aos mais experientes colocar um tijolo nesse muro separando os praticantes dos vigaristas, mostrando que existe uma comunidade responsável e engajada num objetivo comum, a desmistificação do BDSM como atividade inconseqüente e doentia... BDSM é uma opção de vida que respeita seu semelhante e é apenas uma alternativa de prazer sexual consensual.

Ser sério é educar para que não se venda a ideologia do BDSM como sexo fácil, barato e banalizado pela pornografia fora de contexto.

Em nossa opinião, BDSM sério é o praticado por pessoas que cultivam e propagam valores éticos, morais e ideológicos, tão raros atualmente.
Nós entendemos que o objetivo a ser buscado dentro do BDSM é o prazer mútuo sem fazer disso uma competição de egos inflados.

A ideia original de nossa Confraria surgiu como uma forma de socorrer os náufragos que nos procuram diariamente e sempre carentes de conhecimento... A partir daí o embrião começou a germinar e começamos a pensar em pessoas que pudessem contribuir com textos, experiência e conhecimento.

Uma maneira de lançar uma outra visão diferente do Senhor Verdugo... O site está no ar há sete anos e ali ele retrata o ponto de vista dele sobre o BDSM... Ele sempre disse que BDSM é conceitual e visões diferentes do mesmo assunto só tendem a acrescentar.

Essa era a ideia principal... A partir daí, uma coisa foi puxando a outra e pensamos:

Porque não estender isso a um grupo interativo dentro do site, aproveitando as ferramentas que temos?

Porque não levar isso para uma confraria? ... Trazer essa bagagem e juntar os confrades, fazendo disso uma experiência prazerosa.

Pensando nisso escolhemos algumas pessoas chave, aquelas cujos perfis se afinassem com os nossos, como comprometimento e lealdade, pilares básicos dentro de uma irmandade para nos ajudar nesse novo empreendimento e está sendo um sucesso incrível... O retorno das pessoas está sendo espetacular.

Temos várias casas com inúmeros debates e estamos discutindo sobre praticas, fetiches discriminados, tudo aquilo que possa ser discutido com seriedade e respeito, sem pouco caso ou deboche, com a certeza de que o praticante será ouvido sem chances de ser ridicularizado... Fugindo daquele velho filme que vemos diariamente.

Darmos uma oportunidade dessas pessoas poderem aprender e discutir melhor sobre suas fantasias... Dar um norte para quem está chegando.

Tirar das mãos dos oportunistas aqueles que se aproveitam da inocência de quem chega com discursos e regras convenientes aos seus interesses... É o mínimo que podemos fazer aqui com quem chega apenas com a bagagem dos 50 tons de cinza.

Em breve estaremos com o novo chat no ar, com música e emoticons e também será implantada uma sala nova apenas para conversas em real time com praticantes respeitados e experientes de nossa comunidade, com telas maiores e confortáveis... Faremos disso uma ferramenta muito produtiva, seja em munchs virtuais ou entretenimento.


Da 'ConFraria My Dark Life':

 SENHOR VERDUGO e Kinky_Cris como Fundadores e Confrades efetivos.

 

Kinky_Cris

   .....