Pés pequenos nem sempre são mais atraentes nas mulheres, diz estudo
Pés pequenos e delicados costumam ser considerados o ideal para mulheres na maior parte do mundo, mas uma tribo que vive no norte da Sumatra na Indonésia discorda disso.
Uma nova pesquisa revela que o povo Karo Batak, que vive em aldeias rurais na parte norte da ilha indonésia de Sumatra, considera as mulheres com pés grandes mais atraentes.
A descoberta vai contra a idéia de que a beleza tem "tamanho único" para os seres humanos e de que as noções do que é atraente estão de alguma forma determinadas no DNA humano, dizem os pesquisadores.
Em vez disso, "influências culturais e sociais locais desempenham um papel mais importante na escolha de um parceiro ou parceira do que alguns psicólogos evolucionistas estão dispostos a aceitar", disse Geoff Kushnick, antropólogo da Universidade de Washington, num comunicado de imprensa da universidade.
Sua equipe acredita que a preferência dos Karo Batak por pés grandes está ligada à sua cultura rural e agrícola, bem como à sua distância da mídia ocidental.
Ao participar do estudo, um homem Karo Batak disse: "Por que alguém gostaria de uma mulher com pés pequenos? Como ela poderia trabalhar na plantação de arroz?"
Amostras
O estudo envolveu 159 adultos Karo Batak. Para cada um deles foram mostrados cinco desenhos de uma mulher descalça, com o cabelo comprido puxado para trás e usando uma camisa e uma saia até a metade da panturrilha. Os desenhos eram idênticos, exceto pelo fato de as mulheres desenhadas terem diferenças sutis no tamanho dos pés.
Os homens e mulheres que participaram do estudo avaliaram as mulheres com pés maiores como mais atraentes. As mulheres com pés menores, no entanto, foram consideradas menos atraentes.
Isso é contrário à preferência geral por pés menores nas mulheres, que se estende por muitas sociedades, incluindo Irã, Lituânia, Brasil, Estados Unidos e Índia.
Mas a preferência não é universal – os pesquisadores observaram que as pessoas no Camboja, Papua Nova Guiné e Tanzânia também preferem mulheres com pés maiores. Este tipo de preferência pareceu mais prevalente nas sociedades rurais com menos acesso à mídia ocidental.
A variedade de preferências contraria a noção de aspectos "universais" de atratividade que alguns dizem ser "inerentes aos seres humanos e que evoluíram dezenas de milhares de anos atrás", diz Kushnick. A nova pesquisa sugere que a cultura local "pode superar as preferências inatas", diz ele.
"O estudo oferece mais provas do potencial que a cultura tem para dirigir a evolução humana", acrescentou. "Uma vez que as preferências na escolha de um parceiro determinam a seleção sexual, é possível que as diferenças entre homens e mulheres no tamanho relativo dos pés sejam produto da evolução recente."
O estudo foi publicado em 30 de maio na revista "Human Nature". A Associação Psicológica Norte-Americana fornece mais informações sobre atratividade.