Fetiche por pés é algo mais comum do que parece, mas um americano de 50 anos passou dos limites. Ele foi detido na última segunda-feira depois de se aproximar de várias mulheres em lojas fazendo um pedido incomum: posso chupar seus dedos? O maníaco dos pés, Michael Robert Wyatt, já tinha sido autuado em 1990, pelo mesmo motivo. Da última vez ele até fingiu ser um podólogo, tudo para acariciar e chupar os dedos de uma mulher em uma loja de roupas.
Apesar de casos como esses serem raros, não é nada difícil encontrar pessoas loucas por pés. Estudos já mostraram que os pés são a parte do corpo mais fetichizadas depois dos órgãos sexuais. Quase metade de todos os fetiches é pelos pés, e quase dois terços dos principais objetos fetiches são relacionados com eles, como sapatos e meias.
Sigmund Freud afirmava que as pessoas sexualizam os pés porque eles se assemelham a um pênis. Hoje, existe uma teoria mais científica para explicar esse fetiche, formulada pelo neurocientista Vilanayar Ramachandran, da Universidade da Califórnia.
Ramachandran disse que resolveu o mistério de fetiches por pés enquanto estudava o mau funcionamento do cérebro que leva à síndrome do membro fantasma – condição que leva amputados a sentir que seus membros em falta ainda estão presos em seus corpos.
No caso de alguns pacientes com pé fantasma, Ramachandran constatou que o cérebro do amputado não só não conseguia apagar a imagem do pé do mapa de imagem corporal. Os pacientes com pé fantasma relataram sentir prazer sexual, e até mesmo orgasmos, de seus pés perdidos.
Muito antes da descoberta, Ramachandran tinha notado que áreas do cérebro associadas com a genitália e os pés são adjacentes uns aos outros no mapa da imagem corporal do cérebro. “Talvez até mesmo muitos de nós, chamados de ‘pessoas normais’, tenham um pouco dessas ligações cerebrais, o que explicaria por que gostamos de ter nossos pés sugados”, afirma Ramachandran.