Meses atrás eu sofri um ataque virtual em massa... Foi um ataque pífio em seu resultado final, mas que merece algumas considerações sobre o desvio de caráter que leva a tal comportamento... Alguns elementos se uniram para tentar manchar meu perfil e minha reputação no FetLife... Foi montado um verdadeiro circo dos horrores com os tais elementos no picadeiro... Atacaram todos os meus fetiches, os meus valores, minhas crenças, meu caráter, minha credibilidade e principalmente minha aparência.

Recentemente uma amiga me mandou o link da nefasta comunidade criada pelas ínvidas criaturas.

Enfim, agora que tivemos um pouco de tempo, resolvemos analisar as ofensas feitas a nosso respeito ... O Verdugo, perfeccionista que é, resolveu tabular um post supostamente grande, mas que na verdade, analisando-se os números friamente, não passou de uma patética trolagem cujo único beneficio prestado foi o de colocar todos os “iguais” no mesmo balaio.

A título de curiosidade, os resultados foram os seguintes:

Trinta e quatro elementos participaram, sendo vinte e cinco mulheres e oito homens... Incluindo DOMME’s (sic...) e DOM’s (sic, again).

De um total de quinhentas e quatro mensagens, 70% delas foram troladas por apenas quatro pessoas. Pasmem, quatro pessoas representaram 70% do universo de mensagens postadas.

Curiosamente, algumas dessas pessoas faziam parte dos amigos no perfil do Verdugo, mas como todo sádico, ele é prático e resolveu excluir todas os envolvidos no episódio, porque entende que se a pessoa participou do ataque no tópico, não tem sentido algum figurar como amigo.

Analisando os nomes na lista, que carinhosamente o Verdugo batizou de ‘Black list’ eu fiquei veramente surpresa ao constatar que algumas dessas pessoas visitam regularmente minha galeria, tecendo comentários elogiosos à minha pessoa.

Não sei o que farei a respeito desses indivíduos. Irei analisar com calma a participação de cada um, pois alguns atuaram como expectadores, outros como uma plateia ativa ou até mesmo uma torcida organizada, ecoando a agressão, rindo ou dizendo palavras de incentivo... Eles retransmitiram imagens ou fofocas, tornando-se coautores ou corresponsáveis.

Fiquei impressionada com o conteúdo das ofensas... É algo tão nojento e tosco que nem me digno a publicá-los.

O cyberbullying realmente é uma realidade assustadora que expõem até onde pode chegar a ausência de caráter do ser humano... Essas pessoas perderam a noção de valores e conceitos, e isso faz com que banalizem o respeito mútuo.

Estima, consideração, afeto e temor, os valores de uma convivência saudável praticamente inexistem, e surgem diferentes maneiras de agressões...

Num grupo que deveria primar pela qualidade moral, companheirismo e virtudes inerentes a uma comunidade sadia, nos deparamos com esses predadores (felizmente um “grupelho” minúsculo) que nada tem a acrescentar além de fomentar a discórdia, inveja e intrigas.

Nessa miríade de personagens bizarros, li até comentário sobre a “luz que emana da pele” de uma foto minha... Uma pessoa  sem ter um mínimo de embasamento técnico  analisando uma imagem digital e o pior dando seu veredicto como verdadeiro... É lamentável e vergonhoso para nosso Universo que uma Dominante (sic) se exponha dessa maneira usando o assunto como pretexto para destilar o seu veneno gratuitamente.

Eu na condição de ‘bottom’ jamais daria credibilidade a uma Dominante com esse tipo de conduta... Nos dias de hoje confunde-se a "LIBERDADE DE EXPRESSÃO" com "a falta de educação”.

Só sei que sou fetichista e amo/gozo com minhas fotos, independente da luz ‘natural’ que emana delas ou não, independente se uso photoshop ou não.

Sou fetichista com orgulho – sei quanto valho e não é a opinião tacanha e medíocre de uma pessoa que foi incrivelmente infeliz e vulgar em sua colocação que vai diminuí-lo!

Os demais personagens são tão abjetos que me absterei de comentá-los por ora, porem, um comentário tosco (dentre tantos) chamou minha atenção. Foi sobre uma ‘certa’ sombra azul ... Inacreditável, meus amores, eu sei – isso é inacreditável!  :)

Meses atrás eu realizei uma sessão de fotos onde a cor predominante era azul... A cor azul é um forte fetiche meu... É raro eu não usar alguma peça azul no meu dia-a-dia... E nesse ensaio em particular eu enfatizava a cor azul em forma de sombra, que eu particularmente amo!

Inacreditavelmente esse “detalhe” gerou uma daquelas “pérolas” que por si só qualifica o nível mental da autora. Transcrevo na integra o comentário, a saber:

Rapunzel®: 6 months ago   | report  @SENHOR_ORION Ah, mas os protagonistas dessa 'novela mexicana' se acham elegantes. Deus me livre de sombra azul royal... E pior que a sombra nem é photoshop! Hahahaha...

O que levam pessoas que nem me conhecem a me atacar dessa forma? O que os motiva? De onde vem tanto ódio e amargura? ... Acredito que a ignorância seja a principal causa.

Sempre ouvimos que a ignorância é uma bênção e a Bíblia tem metáforas fantásticas... Delas podemos retirar princípios e filosofias válidos ainda hoje.

Uma das metáforas que mais me fascina é a da tentação de Eva... Há quem veja nesta metáfora a origem da mulher enquanto portadora do pecado... É uma visão machista.

Para mim, aquela macieira era a árvore do conhecimento... E quando Adão e Eva comeram a maçã, abriram os olhos e conheceram-se a si próprios e ao mundo que os rodeia... Foi aí que começou o sofrimento deles... Viver de olhos fechados, viver ignorantes, é uma bênção.

Sabe qual o segredo da felicidade?.. É ser burro, quanto mais burro você for, mais feliz você será! ... Com esse inusitado slogan o ‘minus iq’ até criou um vídeo, onde nos ensinam a sermos ignorantes, eles afirmam que conhecer, compreender, ser inteligente transforma-nos em seres sofredores.

Hilário, não é?...rss

Any way, para ser sincera, alguns arroubos da ignorância alheia me irritam sobremaneira... A ignorância como preconceito, violência e arrogância sempre vai me entristecer e nunca vou compreender porque alguns teimam em não evoluir.

Preconceito é coisa de ignorantes... Gente sem acesso à cultura, à educação.

Mas a ignorância da garota em questão depreciando meu fetiche pela cor azul me faz rir... Dá-me muita pena ver uma pessoa no nosso universo que seja tão notadamente ignorante quando o assunto é fetiches e o que me leva a ter mais dó ainda dessa insignificante criatura é o pré-julgamento que ela faz de mim, sem ao menos me conhecer!... Rancorosa, alienada e ignorante - coitada, é digna de pena.

Falta capacidade e sensibilidade para enxergar além do que seus olhos fúteis são capazes de ver... Sinto vergonha alheia pela futilidade exacerbada da anencéfala (e aqui no sentido figurado) em questão. 

Portanto isso só me faz constatar o óbvio: A ignorância NÃO é uma bênção, mas uma maldição.

E a frase que deu origem a isso, possivelmente, é outra: Um verso de um  poema de Thomas Gray... No poema ele diz:

"Where ignorance is bliss, `tis folly to be wise",

ou seja, é insensato ser sábio onde a ignorância é abençoada.

ou

Onde a ignorância é uma bênção é tolo ser sábio.

Veja a diferença... Ele não disse QUE a ignorância é uma bênção, mas que ONDE a ignorância for considerada uma bênção, é insensato ser sábio.

Pegaram um pedaço do verso e transformaram num dogma, "a ignorância é uma bênção"... Não, não é... A ignorância é o mal do mundo, de toda a humanidade... Ignorar não muda, nem melhora nada.

Eu entendo que a ignorância, no sentido mais amplo de falta de consciência é uma maldição... Ter consciência de si, dos outros, do mundo, é a base da felicidade... O inconsciente, o ignorante, não é feliz... Ele apenas ignora o quanto ele está deixando de aproveitar a bênção que á a vida de quem se interessa em aprender.

Portanto, analisando friamente a participação dessas pessoas nesse tão deprimente tópico , só ressalto o que já ouvimos incessantemente ao longo dos anos, mas nunca é demais repetir:

A boca do justo é fonte de vida, mas a boca dos ímpios abriga a violência.
Os sábios acumulam conhecimento, mas a boca do insensato é um convite à ruína.
A língua dos justos é prata escolhida, mas o coração dos ímpios quase não tem valor.
As palavras dos justos dão sustento a muitos, mas os insensatos morrem por falta de juízo.
Passada a tempestade, o ímpio já não existe, mas o justo permanece firme para sempre.

(Provérbios de Salomão – capítulo 10)

Isso posto, vou contar para vocês a origem do fetiche azul, afinal, quem tem o conhecimento tem o poder e não paga mico em rede nacional! :)

Portanto, com vocês o AZUL... Uma cor repleta de história!

Os nomes das cores estão entre as primeiras informações que aprendemos quando crianças... Bebês demonstram fascinação desde cedo pela cor vermelha... Os pais utilizam os significados das cores para dizer ao mundo o sexo do seu bebê, sendo que a relação da cor azul ao bebê do sexo masculino e da cor rosa com o bebê do sexo feminino é um fato bem recente na história do mundo ocidental.

Até o começo do século XX rosa era a cor dos meninos, pois representava um tom de vermelho, esta sim considerada a cor da virilidade e dos heróis... Azul por outro lado estava associado a Nossa Senhora, ao azul celestial, era considerado uma cor feminina...  Como é possível perceber, o significado das cores recebeu conteúdos diferentes ao longo da história.

Pode acontecer algo ainda mais radical, em algumas culturas sequer há um termo para designar a cor azul... Algumas tribos africanas possuem vários termos para diferenciar aquilo que para os olhos ocidentais seriam apenas tons de marrom esverdeado.

 Por outro lado, em testes foi possível constatar que não apenas eles não possuem nome para azul, como sequer conseguem distinguir entre certos tons de verdes e azuis, algo que qualquer ocidental urbano diferencia com facilidade.

essa forma fica claro que a cultura participa do nosso entendimento das cores em um nível linguístico (nos termos que designam as cores) e no nível perceptível (nas culturas em que certa cor não recebe atenção os indivíduos sequer conseguem apontá-las)... O céu não é chamado de azul em todas as culturas.

Nem todas as espécies de animais vêem o azul, cachorros e gatos por exemplo não enxergam o azul... Entre os humanos alguns tipos de daltônicos também são incapazes de enxergar o azul.

A introdução de uma palavra para designar a cor azul é recente na história da linguagem humana, alguns estudiosos já observaram que a cor azul foi a última a ser introduzida em todas as línguas... Não há, por exemplo, nenhuma referência à cor azul na Ilíada ou na Odisséia de Homero... E se retrocedermos, não há igualmente, qualquer pintura rupestre com o pigmento azul.

O primeiro pigmento azul era extraído da pedra semipreciosa “lapis lazuli”... Os egípcios foram os primeiros a misturar outros pigmentos a esse “lapis lazuli” e a obter a cor turquesa, que aliás é a MINHA cor...rsss.

A extração do pigmento azul permaneceu caro até o começo da era industrial, por essa razão o azul é uma cor associada à nobreza, como o roxo.

Luís XIV, símbolo do absolutismo... O azul com a flor-de-lis representava a monarquia francesa.

Em algumas línguas uma mesma palavra designa ambos, azul e verde, como no coreano por exemplo... Por outro lado o idioma russo possui duas palavras para azul: голубой (goluboi) que é um azul claro, e синий (sinii) que é um azul escuro, e parece que os russos sequer pensam nos dois tons como sendo a mesma cor.

No sul dos Estados Unidos há uma tradição de se pintar a fachada da casa de azul em tons próximos do “acqua”... A origem deste costume está na ideia herdada pelos escravos que vieram de Angola pois acreditavam que espíritos que se encontravam presos neste mundo não podiam atravessar água e que estes espíritos ficariam confusos com as casas pintadas nestas cores e portanto não entrariam.

Outro exemplo de historicidade de um tom de azul é com o azul escuro que era a cor dos uniformes alemães... O azul escuro permanece até hoje simbolizando autoridade. É com frequência escolhido para ser a cor dos uniformes policiais, por exemplo... É por esta razão que a Organização das Nações Unidas evita utilizar especificamente este tom de azul para tropas cuja missão é pacífica.

Pessoas cujo subtom da pele é azulado ficam maravilhosas com todos os tons de azul... Pessoas cujo subtom é amarelado precisam prestar mais atenção no tom de azul, se o objetivo for harmonizar com a pele...Tons de azul que possuem um pouco de amarelo, e que portanto pareçam levemente esverdeados, como o turquesa e o teal, são os mais indicados para pessoas com a pele quente, amarelada.

Na maquiagem o azul está presente nas sombras, e combinam muito bem com batons em tons neutros... A sombra azul pode combinar com um batom vermelho também, porém exige um cuidado maior para não pesar... Sombra azul, especialmente em tons como o cobalto ou royal, realçam lindamente os olhos castanhos.

Para os egípcios a maquiagem tinha muitos significados... Não apenas estéticos... Por exemplo: A cor azul para eles significava o Rio Nilo, o céu, coisas grandes.

Os antigos egípcios davam uma enorme importância para o vestuário, jóias e principalmente os cosméticos, e às vezes é difícil acreditar que os óleos, aromatizantes, esfoliação, argila, hena, maquiagem, esmalte entre outros itens tão comuns e indispensáveis atualmente, já estiveram presentes numa civilização tão distante da nossa...  Nos olhos marcados usavam maquiagem preta e sombra verde ou azul, feita com o pó da pedra Lápis Lázuli.

E claro que falar de beleza no Egito é falar na Rainha Cleópatra, para quem vaidade era primordial... Como maquiagem, Cleópatra aplicava ao redor dos olhos o “kohl” preto – ou malaquita verde... E ela abusava e amava marcar muito o olho com a cor azul... Ela possuía um escravo que a atendia 24 horas por dia e uma das principais funções desse escravo era esfoliar as pedras Lápis Lázuli... Podia faltar tudo para Cleópatra, menos o pó azul mágico, como ela carinhosamente chamava esse delicioso fetiche.

A aplicação do pó mágico nos seus olhos era realizada com uma vara feita a partir de materiais como hematita obsidiana e bronze ou aplicada com rolha da garrafa, alongada em uma ponta para ser mergulhado na tinta... Suas pálpebras e sobrancelhas também eram reforçadas com “Kohl” umedecido em pó, aumentando e delineando ainda mais seu olhar.

Só a titulo de curiosidade, Cleópatra também explorava matérias-primas curativas, composições como o kyphi e óleos aromáticos... O costume de ungir o corpo com óleo era uma rotina, ainda mais por causa do tempo seco ao redor do Nilo... Um dos óleos utilizados era o óleo de ambrette (proveniente das sementes de plantas Hibiscus) ou óleos provenientes da Grécia.

Outro truque de beleza de Cleópatra era o uso da Aloe Vera na pele e nos cabelos... Era comum naquela época também o uso do “Bálsamo da Meca” (ou Bálsamo de Gileade, como é chamado na Bíblia – que é uma goma resinosa da árvore de Gileadensis commiphora), que foi usado para tornar a pele macia e sedosa.

Cleópatra gostava de destacar os lábios com um gel feito a partir de ocre vermelho e gordura, ou de uma das plantas utilizadas para tingimento... As bochechas também eram destacadas com um pouco de ocre vermelho e gordura.

Para o realce natural dos seios, massageava-os com um soro contendo erva-doce e endroervas que contêm fitoestrógenos, hormônios vegetais naturais que imitam o estrogênio, hormônio produzido naturalmente no corpo da mulher.

E não era somente por estética não, tinha seus motivos de saúde também... Há uma pesquisa realizada no final de 2009 por pesquisadores do Museu do Louvre, em parceria com o Instituto francês CNRS, que dizem que os produtos usados pela rainha do Egito continham uma pequena quantidade de sais de chumbo, que preveniam infecções no olho.

A mesma pesquisa afirma que quando alguém tinha problemas de infecção na região, a maquiagem era usada como remédio... Isso também explica porque muitos egípcios morriam de glaucoma, devido à intoxicação por chumbo, presentes nestas maquiagens.

Cleópatra também utilizava a hena para tingir unhas, escurecer cabelos e pintar o corpo...  E para deixar sua pele cada vez mais branca, ela tomava banho de leite de jumenta, que hidrata a pele  também além de clarear um pouco.

As gregas invejavam a maquiagem da Cleópatra, tanto que ela já era referência de maquiagem naquele tempo e as gregas copiavam seu make.

Na verdade Cleópatra é referência até hoje... E eu achei incrível e merecida a homenagem que Mattel Inc (fabricantes da barbie) fizeram para ela... Criaram a Barbie Cleópatra... Olha que maquiagem linda e bem feita.

Mattel

Dias atrás enquanto uma enfermeira retirava de mim alguns tubos de sangue para a realização de exames, me dei conta que não conseguia parar de olhar nos seus olhos... Fiquei hipnotizada... Olhos magicamente maquiados... Uma sombra azul que acabava em um tom mais escuro no canto dos olhos e um risco preto que deixava um olhar esperto, misterioso... Ela falava e piscava os longos cílios, e eu olhando aquelas pálpebras de Cleópatra subindo e descendo devagar.

Dei-me conta que qualquer mulher pode usufruir desta arte milenar usada pelas mulheres através dos séculos.

Basta passar uma sombra clara nos olhos, um lápis preto e um rímel para alongar seus cílios, um batom nos lábios e pronto!

Maquiagem é costume... Se você não está acostumada a se maquiar pode estranhar no começo e se sentir uma palhaça de circo ou uma biscate... (sim, fui chamada de palhaça e biscate, se não no referido ataque, foi em outro)...rss

Você vai praguejar na hora de passar o lápis no olho, inferno de delineador do caralho...rss... Mas não desista... Maquiagem é costume, é treino...

Quando menos esperar já está se maquiando bem, fazendo duplos carpados e variações.

Quando vejo uma mulher deliciosamente maquiada como a enfermeira que me atendeu, imediatamente sei que ela faz parte desta grande e milenar tribo de mulheres que não tem medo de exercer sua feminilidade, de buscar a beleza e de ser vaidosa.

Que bom... Em meio a tantas calças compridas e compromissos, conseguimos hipnotizar as pessoas num corredor de hospital com nossos olhos coloridos, marcados, e misteriosos de Cleópatra... :)

Affe! ...  Este post foi o maior que já fiz, demorei bastante para reunir todas as informações e escrever tudo aqui...  Mas, sei que quem gostar de obter conhecimentos e principalmente amar a história da maquiagem, como eu, vai conseguir ler tudo.

E só para frisar, tudo o que está aqui não é nem um terço de toda a história da cor azul ou da maquiagem...  A história da maquiagem é infinita...

Aqui só postei alguns pontos básicos da história, para que vocês entendessem meu fetiche...  Porque quando a gente começa a pesquisar, sempre vão surgindo mais assuntos e acabamos mais fascinadas ainda... Por isto eu digo: Estudem, porque conhecimento ninguém tira de vocês! :)

"A ignorância não é uma benção... Se os inteligentes sofrem por suas inquietações existenciais, os estúpidos sofrem por coisas inacreditavelmente idiotas"!... (( André Azevedo da Fonseca))

E para finalizar: ‘Melhor ficar calado e se passar por tolo do que abrir a boca e acabar com a dúvida’!...rss :)

Cris_VERDUGO