lingua1

Sinceridade ou Falta de Educação? ... Broncas são as pessoas que não sabem a 'sutil' diferença entre 'franqueza' e 'grosseria'... E acham que sair por aí falando o que lhes der na telha sem se preocupar com a civilidade é uma virtude.

Sinceridade é dizer o que se pensa... É dizer sem engano, hipocrisia ou fingimento... Grande qualidade é a sinceridade, a franqueza do ser humano.

Eu acredito que a pessoa sincera tem que estar muito mais preparada para o mundo do que o ouvinte... Tem gente que fica se gabando por achar que a sinceridade é seu forte...

E, 'sinceramente', conheço pouca gente que é realmente assim... Que fala a verdade sem intenção de ferir.

O que entristece é que em nome desta 'santa' sinceridade algumas pessoas perderam completamente o respeito pelos outros... Infelizmente confundem sinceridade com grosseria... Confundem opinião com crítica destrutiva.

É a famosa franqueza destrambelhada, que julga e condena sem o menor jeito... O franco destrambelhado não tem ética, noção de hora, contexto e lugar... Além do mais, é franco apenas com os outros... Os maus sinceros sabem escutar suas verdades?... Agüentam a réplica?... Não!... Consigo próprio é falso, ao fazer apologia de sua maior virtude, a franqueza - que no fundo é seu maior defeito - e se orgulhar dos constrangimentos que gera ao seu redor.

A franqueza no nosso universo é considerada uma virtude, certo?... Bom, muitos se gabam e são elogiados por muitos outros por possuí-la, ou por exibí-la... Há quem se orgulhe de dizer tudo "na lata", sem rodeios... São pessoas que batem no peito e dizem em alto e bom som que não levam desaforo pra casa, e que por isso se consideram, ou são consideradas, pessoas francas... E tudo isso para depois poder chegar à rodinha de amigos e dizer: "Eu falo na cara mesmo"!

Tem vezes que prefiro tapar meus ouvidos, não por medo da sinceridade, mas é que tenho uma revolta tão grande com gente que faz tipinho só porque acha bonito ser considerada uma pessoa sincera... Acham que ser sincero é falar que você é feio, torto, que você não é DOM coisa nenhuma, que não é sub, que nasceu com problema ou que 'Deus me livre e guarde' de um fetiche desses.

Sinceridade é expressar... Grosseria é não saber expressar.

Sinceridade é dizer e grosseria é falar.

Sinceridade é opinar de forma sábia e grosseria é não ter empatia... Empatia!... Está aí uma coisa que os maus sinceros não sabem o que significa.

O sujeito grosseiro é sincero?... Dizer o que pensa a qualquer custo, sem pensar nas conseqüências, pode ser considerada sinceridade?

Na maioria das vezes sim, o sujeito grosseiro é sincero, porém sinceridade e grosseria não deveriam caminhar juntas, pois nem todo sincero é grosseiro... Vejo muitas pessoas sendo extremamente grosseiras sempre dizendo "desculpe, mas eu sou sincero!"... Então eu fico imaginando, e se cada um falar o que bem entender, desde que esteja sendo "sincero"?

Devemos saber que nosso direito termina, quando começa o direito do outro... Por mais que sejamos honestos e francos não podemos sair por aí agindo da forma como bem entendermos, achando que estamos amparados e protegidos por opiniões sinceras.

Todos têm a sua verdade; eu tenho a minha, você que me lê, tem a sua... As divergências são naturais, cada um pensa de uma forma, e que bom que é assim.

A franqueza, na realidade, não chega a ser um defeito, mas o que ela realmente é?

Ser franco é não esconder sentimentos, emoções ou pensamentos ao falar, ao agir... A pessoa franca, segundo o senso comum, é aquela que diz a verdade, doa em quem doer, custe o que custar... Ou seja, ela não diz 'apenas' a verdade, mas 'toda' a verdade - segundo o que ela 'entende' ser a verdade.

Se levarmos essa qualidade ao pé da letra, teremos então que dizer toda a verdade em qualquer circunstância, sobre qualquer assunto, a qualquer pessoa, em qualquer lugar, independente das conseqüências que isso possa trazer.

Aí é que está o "x" da questão: Há conseqüências!

Se eu, do alto de minha concepção sobre estética, digo com toda franqueza a uma pessoa o quanto eu a acho feia, além de ser extremamente grosseira e inconveniente, estarei dando um baita coice na mais simples regra de relações sociais: - Alguém perguntou a minha opinião?... O.o

Quem já não foi vítima de uma grosseria dita por alguém que propaga ser "muito franco"?

Certas pessoas são tóxicas... São os chamados 'vampiros psíquicos' que sugam a energia alheia e infernizam a vida dos outros com suas verdades absolutas.lingua2

Algumas das ferramentas que utilizam são o assédio moral e a agressão verbal, com as quais pretendem isolar lentamente a vítima dos seus amigos e depois exclui-la de nosso meio... As pessoas tóxicas agem com a mesma estratégia psicológica de uma seita... O principal objetivo é a destruição do outro.

Na realidade, o seu objetivo é reduzir a auto-estima e o valor da pessoa, para a sua autoridade aumentar... O que pretende é obter poder e controlo sobre tudo e todos.

Será que podemos classificá-los como gente tóxica?... Psicólogos e psiquiatras respondem afirmativamente... São como vampiros que se alimentam das energias alheias, parasitas sociais que procuram dominar as vítimas para humilhá-las, anulá-las ou destruí-las.

Conviver com tais pessoas constitui um pesadelo... Os comportamentos doentios que manifestam enfurecem o ser mais equilibrado e as suas emanações negativas e envenenam os locais por onde passam.

Nem todos seguem o mesmo padrão... Há os arrogantes, que exibem uma suposta superioridade, os hostis, que maltratam verbalmente, os déspotas, que tentam destruir a qualquer custo seus desafetos e os neuróticos, que nos estraga a vida... Embora possam adotar diversos perfis psicológicos, todos partilham duas características: São escrotos e intratáveis.

Um modelo bem comum de indivíduo tóxico é aquele que exerce o poder que ele 'pensa' que detém com desprezo, gritos e maus tratos... É um agressor verbal que encontra sempre uma oportunidade para discutir e criar conflitos ao seu redor.

Estes indivíduos gostam de ser reconhecidos como autoritários e acreditam serem portadores de uma verdade absoluta... Incapazes de estabelecer uma discussão civilizada impõem os seus critérios aos gritos... São pessoas com graves distúrbios que podem fazer muito mal ou mesmo ameaçar a vida das suas vítimas.

Nunca assumem qualquer responsabilidade... São incapazes de pedir desculpa, de dizer "lamento"... Utiliza muito a palavra "eu", conseqüência lógica da altíssima opinião que fazem de si próprios... São impulsivos e irresponsáveis... São pessoas de trato difícil... Costumam ser mordazes, ofensivas e insuportáveis.

O agressivo verbal tem por objetivo fazer-nos sentir pequenos, incapazes, fracos e inseguros... Exerce o poder de intimidação com gritos, maus tratos e a desvalorização das vítimas... É o gênero de pessoa que encontra sempre motivos para discutir e confrontar os outros com violência... Em pleno acesso de ira a boca abre-se para deixar sair um manancial de verborréia agressiva.

São pessoas que parecem sentir prazer em dificultar a vida dos outros... Recorrem a todo o tipo de estratégias para esgotar a paciência alheia... O que o agressivo verbal pretende é despertar a ira dos desafetos... Utiliza um tom de voz intimidante que provoca uma rejeição unânime... É incapaz de estabelecer laços interpessoais duradouros e vai-se fechando num círculo que ele próprio criou... No fim, acaba a sentir-se só e rejeitado... Contudo, até chegar a essa situação, os violentos verbais tentam a todo custo tornar a vida impossível aos que os rodeiam.

Parece sentir prazer em depreciar ou menosprezar os outros... Tem por objetivo anular, manipular ou desestabilizar as emoções das suas vítimas... Só dessa forma poderá brilhar em todo o seu esplendor... Em pleno apogeu, o depreciador mostra as garras e fará crer à vítima, através de insinuações, que tudo o que faz está errado.

Uma vez atingido o objetivo, o depreciador despe a máscara a mostra a sua face mais violenta, transformando-se noutro tipo de pessoa tóxica... Nessa nova posição de força, poderá gritar e insultar a vítima em tópicos e em comunidades que ele mesmo cria.

São indivíduos que sofrem de um excesso de amor próprio... A sua convicção de serem melhores do que os outros os leva freqüentemente ao fracasso.

O que se pode fazer com uma pessoa assim?... Procurar chamá-la à razão é difícil... A vítima tem de controlar os seus instintos mais baixos para evitar o confronto direto com o agressor, num terreno que não é o seu.

Quem suporta a sua irascível verborréia deve procurar entender que o violento bombardeamento não tem forçosamente de enfraquecer nem beliscar a sua auto-estima... O louco é quem grita, não a vítima.

Porém, não podemos aceitar permanentemente a violência que exercem sobre nós... Há que colocar limite às agressões verbais que recebemos.

Se não pudermos fugir de um depreciador, podemos pelo menos identificar o seu modo de agir e tentar travar os ataques... Se não conseguirmos travar a tempo a influência do desqualificador, corremos o risco de nos tornarmos como ele.

Uma pessoa franca demais sempre é pernóstica... Há coisa pior para se conviver?

A moralidade é como a educação da alma, uma etiqueta da vida interior... 'Somente aqueles que são pequenos fazem outros se sentir pequenos... A educação é o reconhecimento de que somos tão grandes quanto permitimos que outras pessoas o sejam'.

Termino esse post com um pensamento milenar, mas que continua em vigor e que deveria ser nosso mantra diário, ao levantar... 'Cuida para que tuas palavras sejam mais valiosas que o teu silêncio'.

Cris_VERDUGO