abertura oficial

codigo lenco

Código do lenço ou código das bandanas é uma maneira de indicar, geralmente entre gays que buscam sexo ocasional ou praticantes de BDSM na subcultura do couro no Estados Unidos, Canadá e Europa, se são TOPs ou bottoms e que tipo do sexo estão procurando, usando lenços de algodão com códigos indicados por cores (bandanas), geralmente no bolso traseiro. O código de lenço foi usado extensamente nos anos 70 como um código gay, porém é cada vez mais difundido.

As bandanas são usadas hoje quase exclusivamente no bolso traseiro da calça, do lado esquerdo do corpo para TOPs e na direita para bottoms, da mesma maneira que os TOPs usam suas chaves no passador de cinto do lado esquerdo e bottoms no direito. No passado as bandanas eram usadas também amarradas em torno do pescoço (com o nó posicionado no lado esquerdo ou direito); em torno do tornozelo (ao usar botas ou quando se estava nu); pendurado do lado esquerdo ou direito do cinto, ou em outras partes do corpo.

Não há nenhum código de cor universalmente acordado, e os códigos regionais variam.

Há um acordo geral com respeito às cores com relação intuitiva entre a cor e a prática, tal como o amarelo para watersports; marrom para scat; e preto para SM, mas nenhum consenso absoluto para todas as cores ou atos.

Origem
A utilização de várias bandanas coloridas em torno do pescoço era comum na metade e final do século XIX entre cowboys, engenheiros de estradas de ferro e mineiros no oeste dos Estados Unidos. Imagina-se que o uso de bandanas por gays originou-se em São Francisco após a Corrida do Ouro, quando, por causa de uma falta de mulheres, homens que dançavam uns com os outros em quadrilhas desenvolveram um código no qual o homem que usasse uma bandana azul faria o papel masculino na quadrilha e o homem que usasse uma bandana vermelha teria o papel feminino (estas bandanas eram normalmente usadas em volta do braço, penduradas no cinto ou no bolso traseiro das calças jeans).

Acredita-se que o código moderno de lenço começou em Nova Iorque aproximadamente na década de 70 quando um jornalista do Village Voice fez uma brincadeira, dizendo que ao invés de usar-se chaves para se indicar sua posição (TOP ou bottom), seria mais eficiente anunciar isto sutilmente sua opção particular através do uso de lenços com cores diferentes.

O código do lenço na cultura popular
* Um personagem do seriado americano Rescue Me foi assediado por alguns gays após aparecer em fotos de um calendário da polícia de NY vestido de cowboy e usando inadvertidamente uma bandana amarela em seu bolso.

* Aaron North, antigo guitarrista do Nine Inch Nails, é conhecido por usar uma bandana vermelha em seu bolso durante os shows. Entretanto, dado aos trejeitos de North no palco, a bandana é apenas referência a uma música do NIN, intitulada Wish, cuja letra cita a expressão "first fuck".

* A artista musical Peaches tem uma música intitulada "Hanky Code" na qual ela fala sobre a tradição do código do lenço, suas várias cores e significados.

* O personagem de Al Pacino, no filme Cruising (1980), é criticado por usar uma bandana de cor errada ao tentar se enturmar num bar gay.

Alguns exemplos de cores e preferências:

Usado no Lado Esquerdo COR Usado no Lado Direito
TOP SM hard PRETO bottom SM hard
TOP Bondagista CINZA quero ser amarrado/a!
quero masturbação mútua BRANCO quero masturbação mútua
quero receber sexo oral AZUL CLARO ativo/a no sexo oral
quero 69 AZUL MÉDIO só busco 69
ativo/a AZUL MARINHO passivo/a
ativo/a no CBT AZUL ANIL passivo no CBT
quero fistar VERMELHO quero ser fistado/a
gosto de fazer cortes MARROM CLARO quero sangrar
coloco dildos ROSA CLARO quero usar dildos
torturador/a de seios ROSA ESCURO quero tortura nos seios
Piercer ROXO quero usar piercings
gosto de CD's LAVANDA sou CD
ativo/a em chuva dourada AMARELO passivo/a em chuva dourada
dois/duas buscando um/a DOURADO um/a buscando dois/duas
qualquer coisa a qualquer hora LARANJA nada no momento
Spanker FÚCSIA spankee
TOP Militar OLIVA bottom militar
TOP para scat MARROM bottom para scat
TOP com fetiche por látex CARVÃO bottom com fetiche por
látex
TOP que faz sexo seguro XADREZ
PRETO/BRANCO Bottom que faz sexo seguro
Depilador/raspador LISTRADO
VERMELHO/BRANCO quero ser depilado/a
urso (bear) LISTRADO
VERMELHO/PRETO gosto de ursos (bears)
Voyeur VELUDO BRANCO exibicionista
tenho tattoos LEOPARDO gosto de tattoos
fumo charutos COR DA PELE gosto de charutos

Dicas para TOP's

16 - Mar - 2015

Literatura para Dominadores

in Top

by SENHOR VERDUGO

Não há formas de se criar um Dominador ou um submisso... Isso são características que na maior parte das vezes são inatas... Elas envolvem a personalidade, alem de diversos fatores sociais/emocionais que acompanharam a pessoa através dos anos. O importante…

Dicas para bottoms

23 - Out - 2010

E se no meio da relação surgirem situações que não foram combinadas?

in Bottom

by SENHOR VERDUGO

Ninguém estará livre disso. Em algum momento um fato novo surgirá, seja por situações imprevistas ou pela própria evolução do relacionamento. Nesse caso, age-se com bom senso para que o radicalismo não finde a relação. Lembre-se que contratos de submissão…

Dicas para Switchers

23 - Out - 2010

Como lidar com o preconceito no meio?

in Switcher

by SENHOR VERDUGO

Com indiferença. O preconceito nada mais é do que um mecanismo de censura. Você se incomodando com isso só estará fortalecendo a posição do preconceituoso. Dê de ombros e viva sua opção da melhor maneira possível.

Leia com ATENÇÃO!

24 - Nov - 2011

Onde encontrar parceiros para um primeiro encontro?

in Encontros

by FONTE: DESEJO SECRETO - traduzido e adaptado das obras de Gloria Brame e Alan R. Meltzer por Delmonica

Aqui no Portal SENHOR VERDUGO, sempre que ocorrem encontros reais, eu os divulgo na área My Dark Life. Outro local para você encontrar praticantes é no Chat do UOL na área sadomasoquismo. Infelizmente por lá existem muitos curiosos que apenas…